sexta-feira, 16 de maio de 2008

Resumo texto José manuel Moran

Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como alunostemos a clara sensção de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas.
  • Os desafios de ensinar e educar com qualidade.

Ensini e educação são conceitos diferentes. No ensdini organiza-se uma serie de atividades didaticas para ajudar os alunos a compreender areas especificas do conhecimento, (ciencias, historia, matematica). N educação o foco, alem de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida. Educar é colaborar para que professores e alunos, nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem.

  • As dificuldades para mudar na educação.

Temos grandes dificuldades no gereciamento emocional, tanto no pessoal como organizacional, o que dificulta o aprendizado rápido. São poucos os modelos vivos de aprendizagem integradora, que junta teoria e pratica, que aproxima o pensar do viver.

As mudanças na educação dependem, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas que saibam motivar e dialogar, mas depende tambem dos alunos, mais curiosos e motivados facilitam enormemente o processo, e estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se intrlocutores lucidos e parceiros de caminhada d o professor-educador.

  • Construçao do conhecimento na sociedade da informaçao.

O conhecimento nao é fragmentado, interligado, intersensorial. Conhecer significa compreender todas as dimensoes da realidade, captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral. Conhecemos mais e melhor conectando, juntando, relacionando, acessando o nosso objetivo de todos os pontos de vista, por todos os caminhos, integrando-os da forma mais rica possivel.

  • Caminhos que facilitam a aprendizagem.

Um dos grandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informaçao significativa, a escolher as informaçoes verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreende-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torna-la parte do nosso referencial.

Aprendemos mais quando estabelecemos pontes entre a reflexão e a ação, entre a experiencias e a conceitualizaçao, entre a teoria e a pratica, quando ambas se alimentam mutuamente.

  • Conhecimento pela comunicaçao e pela interiorizaçao.
  • O conhecimento se da fundamentamente no processo de interaçao, de comunicaçao. A informaçao é o primeiro passo para conhecer. Conhecer é relacionar-s, integrar, contextualizar, fazer nosso o que vem de fora. Conhecer é saber, é desvendar, é ir alem da superficie, dp previsivel, da exterioridade. Conhecer é aprofundar os niveis de descoberta, é penetrar mais fundo nas coisas, na realidade, no nosso interior. O conhecimento se da no processo rico de interaçao externo e interno. Pela comunicaçao aberta e confiante desenvolvemos continuos e inesgotaveis processos de aprofundamento dos niveis de conhecimento pessoal, comunitario e social.
  • Podemos modificar a forma de ensinar.

Para encaminhar nossas dificuldades em ensinar, poderiam ser estas algumas pistas: equilibrar o planejamento institucional e o pessoal nas organizaçoes educacionais, integrar um planejamento flexibel com criatividade sinergica, realizar um equilibrio entre a flexibilidade e a organizaçao.

  • Algunsa principios metodologicos norteadores.

Integrar tecnologia, metodologias, atividades, integrar textos escrito, comunicaçao oral, escrita, hipertextual, multimidica.

Aproximar as midias, as atividades, possibilitando transitem facilmente de um meio para o outro, de um formato para o outro.

Variar a forma de aula, as tecnicas usadas em sala de aula e fora dela, as atividades solicitadas, a dinamicas propostas, o processo de avaliação.

  • Integrar as tecnologias de forma inovadora

Aprendemos quando relacionamos, integramos. Uma parte importante da aprendizagem acontece quando conseguimos integrar todas as tecnologias, as telematicas, as audivisuais, as textuais, as orais, musicais, ludicas e corporais.

Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as varias tecnologias e os muitos procedimento metodologicos, mas tambem é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicaçao interpessoal-grupal e as comunicaçoes audivisuaise telematica.

  • Integrar os meios de comunicaçao na escola.

A criança tambem é educada pela midia,principalmente pela televisao, aprende a informar-se, a conhecer os outros, o mundo, a si mesma, a sentir, a fantasiar, a relaxar. A relaçao com a midia eletronica é prazerosa, aprendemos vendo as historias dos outros e as hstorias que os outros contam. Os meiso de comunicaçao continua educando como contrapondo à educaçao convencional, ela educa enquanto estamos entretidos.

  • Construçao cooperativa

A internet favorece a contruçao cooperativa, trabalho em conjunto entre professores e alunos, proximos fisia ou virtualmente. Podemos participar de uma pesquisa em tempo real , de um projeto entre varios grupos, de uma investigaçao sobre um problema da atualidade.

  • Questoes que a internet coloca ao professos.

Ensinar utilizando a internet esige uma forte dose de atençao do professor. A navegaçao precisa de bom senso, gosto estetico e intuiçao.

O aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de trabalhos. A Internet tambem desenvolve formas de comunicaçao principalmente escrita.

A internet confirma a riqueza de interaçoes que surgem, os contatos virtuais, as amizades, as trocas constantes com outros colegas.

  • Alguns caminhos para integrar as tecnologias num ensino inovador.

Na sociedade da informaçao, todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicarmos, a ensinar, reaprendendo a integrar o humano e o tecnologica, a integrar o individual, o grupal e o social.

É importante conectar sempre o ensino com a vida do aluno.

Chegar ao aluno por todos os caminhos possiveis: pela expereiencia, pela imagem, pelo som, pela representação, dramatizaçao, simulaçao, pelamultimidia.

Professores, diretores e administradores terao que estar permanentemente integrados ao processo de atualizaço por meio de cursos virtuais, de grups de discussao significativos, participando de projetos colaborativos dentro e fora das instituiçoes em que trabalham.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Diário de aprendizagem aulas 10 e 11

  • Finalização da explicação do texto do Moran.
  • Dúvidas tiradas em relação aos seis passos e a apresentação do projeto.
  • Explicação sobre o aplicativo Power Point e seus recursos básicos.

Diario de aprendizagem aulas 9 e 10

  • Tivemos a devolutiva dos Mapas Conceituais, assistimos a um trecho do filme Tempos Modernos com Charlie Chaplin.
  • Observamos fotos da linha de produção de automoveis em diferentes épocas.
  • Apreciação da obra Brincadeiras Infantis de Pieter Bruegel, do sec. XVI.
  • Observamos a imagem de uma escola nos anos de 1940.
  • Assistimos um trecho do filme The Wall com Pink Floyd
  • Escutamos a música Famila, Com os Titãs.
  • E observamos algumas fotos atuais.
  • Elaboração de Utilização de filme em situação de ensino aprendizagem.
  • Elaboração dos 6 passos, que será feito em grupo o qual irá escolher um filme para ser desenvolvido.

Minhas espectativas em relação a aula.

Acredito que as aulas de tecnologia vai me ajudar muito a abrir novos caminhos, como futura educadora pretendo facilitar a aprendizagem das crianças ajuda-los no conhecimento tecnólogico e da comunicação para um mundo mais globalizado.As aulas estão sendo um laboratório de aprendizado, tenho muitas informações a cada aula, só lamento por as aulas serem a cada 15 dias, acredito que isso me prejudica muito. Pois poderiamos dar sequência em nossos trabalhos.

Diário de aprendizagem Cont. aulas 5 e 6

  • O que você conservaria, e o que mudaria na educação.
Eu conservaria a metodologia e o plano de aula que está sendo utilizado no 1º ano no ciclo I e II.
acredito que as crianças estão sendo bem preparadas e motivadas, com aula de artes e tecnologia no laboratório, sei também que não são todas as professoras que usam esse método, então já usando esse gancho seria uma das coisa que eu mudaria na educação, colocaria todas as salas uma vez por semana para trabalharem essa atividade, e seria de uma forma que tivesse uma lista de presença dos professores, só para confirmação da presença.
Um outro ponto também seria a observação dos professores por psicológos na sala de aula, isso gera nos professores um pouco de inquietação, e tiram eles do estado de acomodação.

  • Dê um exemplo de cada tipo de processamento de informação Lógico-sequencial, Hipertextual e Multimídico.
  • Lógico-sequêncial, que se expressa na linguagem falada e escrita, onde vamos construindo o sentido aos poucos, tanto a escrita quanto a leitura dependem das habilidades de fazer julgamentos estabelecer comparações e relações.
  • Hipertextual, contando histórias, relatando situações que se ampliam, que nos levam a novos significados importantes, é uma leitura que é feita em ondas, o qual uma leva à outra, acrescentando novas siginificações.
  • Mulimídica, que vai juntando pedaços de textos de varias linguagens, um conjunto, uma leitura rápida, que cria significações provisórias, dando uma interpretação rápida para o todo e que vai completando-se com o interesse de cada uma das suas formas de perceber, sentir e relacionar-se.

  • Qual a diferença de informação e conhecimento?

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, é uma mensagem recebida e entendida.

Conhecimento é a explicação da realidade, e decorre de um esforço de investigação para descobrir aquilo que está oculto, que não está compreendido ainda, adquirir conhecimento não é compreender a realidade retendo informações, mas utilizando-se destas para desvendar o novo e avançar.

O filme e o texto de Moran

  • Os desafios de ensinar e educar com qualidade.
No texto Moran relata que o ensino de qualidade envolve muitas coisas entre elas: Uma organização inovadora, aberta e dinâmica, docentes bem preparados intelectual, emocional e com alunos motivados e preparados.
No filme a professora encontra tudo ao contrário, e tenta mudar tudo, mas tem sérias dificuldades, pois as alunas já estão todas moldadas.
  • As dificuldades para mudar na educação.
As mudanças demorarão mais do que alguns pensam, porque nos encontramos em processos desiguais de aprendizagem e evolução.
É exatamente o que acontece no filme, as alunas estão acostumadas a ler as apostilas e decorar tudo, mas não é isso que a professora deseja, ela quer que as alunas vivenciem os momentos da arte e que tivesse algum significado para elas.
  • A construção do conhecimento na sociedade da informação.
Conhecer significa compreender todas as dimensões da realidade,captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral.
Era essa a visão que a professora queria passar para as alunas, mas eram completamente fechadas a novas informações.
  • Caminhos que facilitam a aprendizagem.
Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos.
Durante o filme foi o que a professora mais queria fazer, passar isso para as alunas, modificar a realidade delas, e foi o que ela fez.
  • Conhecimento pela comunicação e pela interiorização.
Conhecer é relacionar, integrar, contextualizar, é saber desvendar, é ir além.
É tudo isso que a professora tenta passar para as alunas, quando ela descobre um obra de arte, e as alunas ficam chocadas quando olham para aquilo sem entender nada.
  • Podemos modificar a forma de ensinar.
Avançaremos se aprendemos a equilibrar planejamento, criatividade, organização e adaptação a cada situação.
Acredito que foi um dos pontos mais importantes do filme, que para as alunas se casarem, elas não precisavam abandonar os estudos, que poderiam conciliar tudo.
  • O docente como orientador, mediador de aprendizagem.
De acordo com o texto de Moran, o professor realiza-se aprendendo, pesquisando, ensinando , aprendendo.
A professora Katherine tentou passar muitos valores para suas alunas, como se manterem individualmente em uma sociedade, ela tentou fazer com que as alunas relacionassem os quadros com suas próprias vidas, e entender o que cada tela queria expressar.
  • Integrar os meios de comunicaçao na escola.
Os meios de comunicação operam imediatamente com o sensível, o concreto, principalmente a imagem em movimento. Combinam a dimensão espacial com a cinéstesica.
Os islaides que a professora trabalha explica bem isso, causa um estado cinestesico nas alunas, isso quando elas conseguem entrar no mesmo contexto que a professora, muitas vezes o que vemos nem semprre é o que nosso cérebro captou, temos muitas visões de uma obra a ser explorada e entendida.