- Os desafios de ensinar e educar com qualidade.
Ensini e educação são conceitos diferentes. No ensdini organiza-se uma serie de atividades didaticas para ajudar os alunos a compreender areas especificas do conhecimento, (ciencias, historia, matematica). N educação o foco, alem de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida. Educar é colaborar para que professores e alunos, nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem.
- As dificuldades para mudar na educação.
Temos grandes dificuldades no gereciamento emocional, tanto no pessoal como organizacional, o que dificulta o aprendizado rápido. São poucos os modelos vivos de aprendizagem integradora, que junta teoria e pratica, que aproxima o pensar do viver.
As mudanças na educação dependem, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas que saibam motivar e dialogar, mas depende tambem dos alunos, mais curiosos e motivados facilitam enormemente o processo, e estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se intrlocutores lucidos e parceiros de caminhada d o professor-educador.
- Construçao do conhecimento na sociedade da informaçao.
O conhecimento nao é fragmentado, interligado, intersensorial. Conhecer significa compreender todas as dimensoes da realidade, captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral. Conhecemos mais e melhor conectando, juntando, relacionando, acessando o nosso objetivo de todos os pontos de vista, por todos os caminhos, integrando-os da forma mais rica possivel.
- Caminhos que facilitam a aprendizagem.
Um dos grandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informaçao significativa, a escolher as informaçoes verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreende-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torna-la parte do nosso referencial.
Aprendemos mais quando estabelecemos pontes entre a reflexão e a ação, entre a experiencias e a conceitualizaçao, entre a teoria e a pratica, quando ambas se alimentam mutuamente.
- Conhecimento pela comunicaçao e pela interiorizaçao.
- O conhecimento se da fundamentamente no processo de interaçao, de comunicaçao. A informaçao é o primeiro passo para conhecer. Conhecer é relacionar-s, integrar, contextualizar, fazer nosso o que vem de fora. Conhecer é saber, é desvendar, é ir alem da superficie, dp previsivel, da exterioridade. Conhecer é aprofundar os niveis de descoberta, é penetrar mais fundo nas coisas, na realidade, no nosso interior. O conhecimento se da no processo rico de interaçao externo e interno. Pela comunicaçao aberta e confiante desenvolvemos continuos e inesgotaveis processos de aprofundamento dos niveis de conhecimento pessoal, comunitario e social.
- Podemos modificar a forma de ensinar.
Para encaminhar nossas dificuldades em ensinar, poderiam ser estas algumas pistas: equilibrar o planejamento institucional e o pessoal nas organizaçoes educacionais, integrar um planejamento flexibel com criatividade sinergica, realizar um equilibrio entre a flexibilidade e a organizaçao.
- Algunsa principios metodologicos norteadores.
Integrar tecnologia, metodologias, atividades, integrar textos escrito, comunicaçao oral, escrita, hipertextual, multimidica.
Aproximar as midias, as atividades, possibilitando transitem facilmente de um meio para o outro, de um formato para o outro.
Variar a forma de aula, as tecnicas usadas em sala de aula e fora dela, as atividades solicitadas, a dinamicas propostas, o processo de avaliação.
- Integrar as tecnologias de forma inovadora
Aprendemos quando relacionamos, integramos. Uma parte importante da aprendizagem acontece quando conseguimos integrar todas as tecnologias, as telematicas, as audivisuais, as textuais, as orais, musicais, ludicas e corporais.
Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as varias tecnologias e os muitos procedimento metodologicos, mas tambem é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicaçao interpessoal-grupal e as comunicaçoes audivisuaise telematica.
- Integrar os meios de comunicaçao na escola.
A criança tambem é educada pela midia,principalmente pela televisao, aprende a informar-se, a conhecer os outros, o mundo, a si mesma, a sentir, a fantasiar, a relaxar. A relaçao com a midia eletronica é prazerosa, aprendemos vendo as historias dos outros e as hstorias que os outros contam. Os meiso de comunicaçao continua educando como contrapondo à educaçao convencional, ela educa enquanto estamos entretidos.
- Construçao cooperativa
A internet favorece a contruçao cooperativa, trabalho em conjunto entre professores e alunos, proximos fisia ou virtualmente. Podemos participar de uma pesquisa em tempo real , de um projeto entre varios grupos, de uma investigaçao sobre um problema da atualidade.
- Questoes que a internet coloca ao professos.
Ensinar utilizando a internet esige uma forte dose de atençao do professor. A navegaçao precisa de bom senso, gosto estetico e intuiçao.
O aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de trabalhos. A Internet tambem desenvolve formas de comunicaçao principalmente escrita.
A internet confirma a riqueza de interaçoes que surgem, os contatos virtuais, as amizades, as trocas constantes com outros colegas.
- Alguns caminhos para integrar as tecnologias num ensino inovador.
Na sociedade da informaçao, todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicarmos, a ensinar, reaprendendo a integrar o humano e o tecnologica, a integrar o individual, o grupal e o social.
É importante conectar sempre o ensino com a vida do aluno.
Chegar ao aluno por todos os caminhos possiveis: pela expereiencia, pela imagem, pelo som, pela representação, dramatizaçao, simulaçao, pelamultimidia.
Professores, diretores e administradores terao que estar permanentemente integrados ao processo de atualizaço por meio de cursos virtuais, de grups de discussao significativos, participando de projetos colaborativos dentro e fora das instituiçoes em que trabalham.
Nenhum comentário:
Postar um comentário