quinta-feira, 15 de maio de 2008

O filme e o texto de Moran

  • Os desafios de ensinar e educar com qualidade.
No texto Moran relata que o ensino de qualidade envolve muitas coisas entre elas: Uma organização inovadora, aberta e dinâmica, docentes bem preparados intelectual, emocional e com alunos motivados e preparados.
No filme a professora encontra tudo ao contrário, e tenta mudar tudo, mas tem sérias dificuldades, pois as alunas já estão todas moldadas.
  • As dificuldades para mudar na educação.
As mudanças demorarão mais do que alguns pensam, porque nos encontramos em processos desiguais de aprendizagem e evolução.
É exatamente o que acontece no filme, as alunas estão acostumadas a ler as apostilas e decorar tudo, mas não é isso que a professora deseja, ela quer que as alunas vivenciem os momentos da arte e que tivesse algum significado para elas.
  • A construção do conhecimento na sociedade da informação.
Conhecer significa compreender todas as dimensões da realidade,captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral.
Era essa a visão que a professora queria passar para as alunas, mas eram completamente fechadas a novas informações.
  • Caminhos que facilitam a aprendizagem.
Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos.
Durante o filme foi o que a professora mais queria fazer, passar isso para as alunas, modificar a realidade delas, e foi o que ela fez.
  • Conhecimento pela comunicação e pela interiorização.
Conhecer é relacionar, integrar, contextualizar, é saber desvendar, é ir além.
É tudo isso que a professora tenta passar para as alunas, quando ela descobre um obra de arte, e as alunas ficam chocadas quando olham para aquilo sem entender nada.
  • Podemos modificar a forma de ensinar.
Avançaremos se aprendemos a equilibrar planejamento, criatividade, organização e adaptação a cada situação.
Acredito que foi um dos pontos mais importantes do filme, que para as alunas se casarem, elas não precisavam abandonar os estudos, que poderiam conciliar tudo.
  • O docente como orientador, mediador de aprendizagem.
De acordo com o texto de Moran, o professor realiza-se aprendendo, pesquisando, ensinando , aprendendo.
A professora Katherine tentou passar muitos valores para suas alunas, como se manterem individualmente em uma sociedade, ela tentou fazer com que as alunas relacionassem os quadros com suas próprias vidas, e entender o que cada tela queria expressar.
  • Integrar os meios de comunicaçao na escola.
Os meios de comunicação operam imediatamente com o sensível, o concreto, principalmente a imagem em movimento. Combinam a dimensão espacial com a cinéstesica.
Os islaides que a professora trabalha explica bem isso, causa um estado cinestesico nas alunas, isso quando elas conseguem entrar no mesmo contexto que a professora, muitas vezes o que vemos nem semprre é o que nosso cérebro captou, temos muitas visões de uma obra a ser explorada e entendida.

Nenhum comentário: