quinta-feira, 15 de maio de 2008

Diário de aprendizagem Cont. aulas 5 e 6

  • O que você conservaria, e o que mudaria na educação.
Eu conservaria a metodologia e o plano de aula que está sendo utilizado no 1º ano no ciclo I e II.
acredito que as crianças estão sendo bem preparadas e motivadas, com aula de artes e tecnologia no laboratório, sei também que não são todas as professoras que usam esse método, então já usando esse gancho seria uma das coisa que eu mudaria na educação, colocaria todas as salas uma vez por semana para trabalharem essa atividade, e seria de uma forma que tivesse uma lista de presença dos professores, só para confirmação da presença.
Um outro ponto também seria a observação dos professores por psicológos na sala de aula, isso gera nos professores um pouco de inquietação, e tiram eles do estado de acomodação.

  • Dê um exemplo de cada tipo de processamento de informação Lógico-sequencial, Hipertextual e Multimídico.
  • Lógico-sequêncial, que se expressa na linguagem falada e escrita, onde vamos construindo o sentido aos poucos, tanto a escrita quanto a leitura dependem das habilidades de fazer julgamentos estabelecer comparações e relações.
  • Hipertextual, contando histórias, relatando situações que se ampliam, que nos levam a novos significados importantes, é uma leitura que é feita em ondas, o qual uma leva à outra, acrescentando novas siginificações.
  • Mulimídica, que vai juntando pedaços de textos de varias linguagens, um conjunto, uma leitura rápida, que cria significações provisórias, dando uma interpretação rápida para o todo e que vai completando-se com o interesse de cada uma das suas formas de perceber, sentir e relacionar-se.

  • Qual a diferença de informação e conhecimento?

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, é uma mensagem recebida e entendida.

Conhecimento é a explicação da realidade, e decorre de um esforço de investigação para descobrir aquilo que está oculto, que não está compreendido ainda, adquirir conhecimento não é compreender a realidade retendo informações, mas utilizando-se destas para desvendar o novo e avançar.

Nenhum comentário: